IWD2021

Promover a Igualdade de Género e a Visibilidade do Talento Feminino

Mar. 8 2021

Promover a diversidade e a inclusão é essencial. Hoje, Dia Internacional da Mulher, a sociedade impõe que a igualdade de oportunidades e de género continue presente em todas as áreas. Para este ano, o Dia Internacional da Mulher (IWD) escolheu o slogan em forma de "hashtag": #ChooseToChallenge, com o objetivo de desafiar todas as pessoas a continuarem a quebrar velhos preconceitos e estereótipos sobre as mulheres.

"No Bureau Veritas não fazemos distinções de nenhum tipo, e as carreiras profissionais não estão condicionadas pelo género. O nosso talento é a chave do nosso êxito. Vamos continuar a construir um mundo de confiança com abertura e inclusão, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)", tal como refere Eliana Bessada, Diretora Geral I&F do Bureau Veritas Portugal.

Por outro lado, a ONU também se juntou à celebração deste dia em defesa da promoção da Geração da Igualdade, com o lema: “Mulheres líderes: por um futuro igual no mundo da COVID-19”. A instituição enfatiza que é necessário elogiar o papel das mulheres e meninas na definição de um futuro mais igualitário.

Dentro dos 17 ODS da ONU, o número cinco defende a igualdade de género e empodera todas as mulheres. Também impactam os princípios promulgados nesta data, o ODS oito sobre trabalho digno e crescimento económico, e o décimo que destaca a importância da redução das desigualdades.

“As mulheres estão tão preparadas quanto os homens. A política de trabalho do Bureau Veritas tem um firme compromisso com a igualdade e a inclusão de todas as pessoas. Em linha com os nossos valores de Responsabilidade, Abertura e Inclusão, promovemos a igualdade de oportunidades. Porque o talento das pessoas não percebe de géneros”, realça Lluís Soler, Diretor de Recursos Humanos do Bureau Veritas Espanha e Portugal.

O Grupo Bureau Veritas mantém um forte compromisso com a promoção e o respeito pela proteção dos direitos humanos em todas as atividades que desenvolve nos 140 países em que opera. Além disso, a Política de Trabalho e Direitos Humanos da empresa é estabelecida em conformidade com os padrões e recomendações internacionais da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Declaração da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre os princípios e direitos fundamentais no trabalho, as Diretrizes da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e do Pacto Global da ONU.