Radiografia digital

Bureau Veritas realiza Ensaios Não Destrutivos por Radiografia Digital

Abr. 12 2021

O Bureau Veritas, líder mundial em teste, inspeção e certificação, no âmbito da sua atividade de ensaios não destrutivos realizou ensaios de radiografia digital a pá de uma hélice, para um navio, em cliente da área da fundição.

O serviço consistiu no ensaio de radiografia digital a uma pá de uma hélice para navio, de acordo com plano radiográfico e critérios definidos pelo cliente. O ensaio à pá fabricada em bronze, por fundição, teve por objetivo a deteção de eventuais defeitos inerentes a este processo, como inclusões, fissuração, rechupes, porosidade, entre outros.

O Bureau Veritas tem desenvolvido esta atividade nos mais diversos materiais, aço carbono, alumínio, bronze PEHD.

O sistema utilizado neste processo foi o sistema NOVO DRO sistema NOVO DR dispensa o processamento de filme, baseado em tecnologia de silício amorfo para a aquisição de imagens, praticamente em tempo real, sendo um equipamento de elevada portabilidade, torna possível analisar quaisquer descontinuidades em materiais, logo após a sua exposição e diagnosticar e/ou tomar decisões no imediato.

Podemos, ainda, realçar que o Bureau Veritas dispõe, também, do sistema CARESTREAM HPX-1 . O HPX-1 é um leitor de CR de largura total, capaz de trabalhar com placas de imagens extra longas. O sistema tem uma ampla faixa dinâmica, com alta sensibilidade, tornando-o ideal para praticamente qualquer tipo de aplicação de geração de imagens. Apresenta desempenho excecional em aplicações de soldadura, oferecendo imagens de qualidade com soldaduras consistentes e confiáveis.