csrdbanner

BUREAU VERITAS LANÇA CAMPANHA PARA RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE

Jul. 10 2023

Bureau Veritas lança a sua campanha para os relatórios de Sustentabilidade. Como líder mundial em serviços de auditoria e certificação, apoiamos os nossos 400.000 clientes para que sejam mais eficientes, mais metódicos e mais fiáveis na sua jornada em direcção a negócios mais sustentáveis e a um mundo mais sustentável.

A sustentabilidade está integrada na nossa estratégia, em toda a nossa organização e em todas as nossas atividades. Com a nossa experiência, ajudamos os nossos clientes a enfrentar os desafios da segurança, do ambiente, da responsabilidade social e da qualidade dos produtos ou serviços ao longo de toda a cadeia. Apoiamos os nossos clientes na selecção dos recursos e durante a produção. Oferecemos conhecimentos especializados em todos os pontos da cadeia de abastecimento, desde o fornecimento de matérias-primas até à utilização dos produtos. O Bureau Veritas está ao lado dos clientes de Edifícios e Infra-estruturas durante os trabalhos de construção e renovação. O Bureau Veritas esforça-se por acompanhar todos os clientes na concretização da sua estratégia de sustentabilidade e satisfazer as expectativas dos seus colaboradores e partes interessadas.

Conheça o nosso calendário de implementação faseada do CSRD e saiba de que forma a sua empresa será afetada pelos requisitos de elaboração de relatórios de Sustentabilidade.

csrdcalendar

A Corporate Sustainability Reporting Directive (CSRD) entrou em vigor em Janeiro de 2023 na União Europeia e rege a contabilidade não financeira. Marc Boissonnet, Vice-Presidente Executivo do Bureau Veritas, explica a nova obrigação das empresas de publicarem um relatório de sustentabilidade.

O que é que a CSRD muda para os relatórios de sustentabilidade das empresas, que entrarão em vigor em Janeiro de 2025?

Em primeiro lugar, normaliza os relatórios não financeiros das empresas. Actualmente, 11 000 empresas na Europa são obrigadas a apresentar relatórios sobre questões não financeiras que se enquadram no espectro ambiental, social e de governação (ESG). No entanto, não há temas ou indicadores impostos a todas elas e, de um ano para o outro, as empresas podem optar por ocultar ou declarar informações. Isto deixará de ser possível porque a directiva define com precisão o que cada empresa deve comunicar - à semelhança do que já acontece com os relatórios financeiros. As empresas terão de indicar não só se o ambiente pode ter um impacto na sua actividade e nas suas finanças, o que se designa por materialidade financeira, mas também o impacto que elas próprias têm no ambiente, a que chamamos materialidade. A CSRD introduz este princípio de dupla materialidade. A actual directiva, lançada em 2014, centra-se apenas na materialidade simples.

A segunda grande mudança é a aplicação gradual desta diretiva a cinco vezes mais empresas do que anteriormente. A norma acabará por se aplicar a cerca de 55.000 empresas, incluindo empresas estrangeiras sediadas na Europa, harmonizando os relatórios entre os intervenientes.

Existem novas obrigações em termos de resultados?

Sim, já não se trata apenas de declarar os valores das emissões de CO2 e do consumo de energia. Os intervenientes devem agora também apresentar um plano de redução das emissões em conformidade com os objectivos do Acordo de Paris. Além disso, os auditores de sustentabilidade terão de verificar se esses planos são adequados. Anteriormente, os relatórios de sustentabilidade eram considerados uma subparte das finanças, mas agora terão um conteúdo técnico muito mais forte. Esta directiva está longe de ser insignificante. Motiva e obriga as empresas a actuar de forma virtuosa - os governos não podem conduzir sozinhos a transição ecológica.

As federações estão preocupadas com a pressão das normas ambientais e com o risco de perderem competitividade?

A apresentação de relatórios leva tempo, mas é um passo necessário. Como podemos empenhar-nos correctamente na transição ambiental se nada for medido? Sim, tem um custo, mas é inevitável. Além disso, quando as empresas incluem o clima nos seus relatórios de sustentabilidade, isso permite-lhes considerar se os relatórios são adequados para outros factores ambientais, como a biodiversidade, a economia circular e a poluição da água. E os auditores verificarão e aconselharão. É muito trabalho para os grandes grupos, mas eles sabem como o fazer. A tónica deve ser colocada nas PME. Estas estão a descobrir um mundo novo e, na sua maioria, nunca elaboraram relatórios ESG. As grandes empresas devem ajudar os seus fornecedores a prepararem-se.

Esta directiva é a mesma que a obrigação de "Duty of Care" para as empresas, que está actualmente a ser debatida pelas instituições europeias?

Não. Para a CSRD, o dado está lançado - foi votada na sequência de negociações  realizadas em Dezembro de 2022. O trabalho legislativo terminou e a responsabilidade está no campo dos Estados-Membros, que devem implementá-la na sua legislação nacional até ao final de 2023. Todos se preparam para utilizar esta nova directiva nos seus relatórios.