Sustentabilidade-CER

Bureau Veritas Certification apresenta serviços inovadores na área da sustentabilidade

Jul. 27 2021

O tema da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente são, sem dúvida, um trend topic dos últimos tempos. Dos meios de comunicação social ao debate do tema em conferências dos mais diversos setores, passando pela definição de objetivos de Responsabilidade Social Corporativa por parte das empresas, até às metas definidas pelos governos e pelos acordos internacionais, as expressões “sustentabilidade”, “tecnologia green”, “consumo consciente” ou “economia circular” estão um pouco por todo o lado.

Mas, ser sustentável não é apenas uma questão de “relação com a natureza”, mas sim uma gestão inteligente tanto dos “recursos naturais” quanto dos “recursos humanos”.

É com esse propósito que o BV Certification (BVC) apresentou, recentemente, novos serviços no âmbito da sustentabilidadeGestão para Minimizar o Desperdício Alimentar e a Certificação de Organização Saudável, bem como o reforço dos compromissos de Zero Waste e ODS Scoring.

A certificação do Sistema de Gestão para Minimizar o Desperdício Alimentar centra-se na redução do desperdício com base no ODS 12, meta 12.3. que visa reduzir a metade os resíduos alimentares per capita mundial no retalho e no consumo e na estratégia da União Europeia para melhorar a eficiência da cadeia alimentar.

BVC criou uma norma que auxilia e apoia na redução do desperdício alimentar através da implementação de um Sistema de Gestão para minimizar o desperdício alimentar (SG-MDA) baseado nos princípios do ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act), e no compromisso público e transparência, conforme esquema a seguir:

Temas como a saúdesegurança e bem-estar dos trabalhadores/as são de importância vital para os próprios, para as suas famílias, bem como para a produtividade e sustentabilidade das empresas. O modelo de Certificação de Organização Saudável permite às empresas conhecer o seu desempenho em relação a este tema e ajuda a promover iniciativas nesta área.

zero waste

Para além destes dois novos serviços, existem outros que, não sendo novidade, ganham um novo interesse. Falamos da Certificação do compromisso Zero Waste, que é compatível com a norma de Gestão Ambiental ISO 14001. Acrescenta uma mais-valia às empresas, uma vez que não implica a não produção de resíduos, mas sim incentiva a uma gestão comprometida e adequada dos mesmos que permitam evitar a retirada para aterros.

Com o objetivo de caminharmos cada vez mais para um mundo sustentável, no seu sentido mais abrangente, o BV ODS Scoring vem acrescentar valor a esta realidade. É uma ferramenta de avaliação da robustez do projeto ODS definido por uma organização, em relação aos objetivos de desenvolvimento sustentável, lançados pelas Nações Unidas.

ods

Através de um conjunto de dimensões e de um rating o BV ODS Scoring avalia até que ponto o projeto apresentado está implementado, é coerente com o ODS a que está indexado e qual o impacto a nível dos três vetores de sustentabilidade – Ambiental, Social e Económico. Possibilita, também, divulgar o estado do projeto, desde o início até à sua finalização.

É por tudo isto que, os setores público e privado, para além da sociedade em geral, devem unir-se num esforço contínuo na aplicação de novos projetos, estudos e ideias sustentáveis.

Só assim é possível garantir um futuro saudável e duradouro para as próximas gerações.