Taxonomia UE

Taxonomia da União Europeia - para uma Economia Verde

Nov. 4 2022

Para cumprir as metas estabelecidas no Acordo de Paris e no Acordo Verde Europeu, a União Europeia nomeou um grupo de trabalho TEG (sigla em inglês, Technical Expert Group) que até 2020 analisou e publicou as diretrizes para uma economia verde.

A Taxonomia da UE é um sistema de classificação que estabelece uma lista de atividades económicas ambientalmente sustentáveis que funciona como um facilitador para aumentar o investimento sustentável.

A adoção da Regulamentação da Taxonomia pelo Parlamento Europeu marca a etapa legislativa final para criar a primeira classificação a nível mundial de atividades económicas sustentáveis, para que a UE possa atingir a neutralidade climática até 2050. Com entrada em vigor no passado dia 1 de janeiro de 2022, para os objetivos climáticos, e a 1 de janeiro de 2023 para os objetivos ambientais.

Neste âmbito foram definidos seis objetivos gerais principais, subdividido por climáticos e ambientais. No domínio climático, temos:

1. Mitigação das alterações climáticas.
  2. Adaptação às alterações climáticas.

No domínio ambiental:

1. Uso sustentável e proteção da água e recursos marinhos.
  2. Transição para a economia circular.
  3. Prevenção e controlo da poluição.
  4. Proteção e restauro da biodiversidade e ecossistemas.

O Bureau Veritas está atento aos avanços e a analisar toda a informação e documentação disponível, para estarmos qualificados para apoiar os nossos clientes nesta transição.