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Estrategia BV 2025

Rumo à Estratégia 2025: Liderando a criação de valor do Grupo ao próximo nível

Com a estratégia 2025, o Bureau Veritas continua a sua caminhada para criar valor, garantindo o crescimento no curto e no longo prazo. Capturar o máximo valor nos mercados e linhas de negócio em que  já estamos presentes, bem como, nos negócios adjacentes à nossa atividade principal, liderando a sustentabilidade no setor das TIC. Aproveitaremos os pontos fortes do Bureau Veritas, dos quais a nossa capacidade de ser extremamente reativo e a nossa eficiência na execução serão os pilares do nosso sucesso, nos próximos anos.


TENDÊNCIAS QUE APOIAM O DESENVOLVIMENTO DO SETOR TIC

Para acelerar a sua transformação e crescimento, o Bureau Veritas capitalizará as tendências de mercado subjacentes que estão a aumentar em todo o mundo, começando pelas que terão maior impacto na indústria de TIC e, particularmente, no portfólio de negócios do BV.

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Infografia 1

 


MAIOR RESILIÊNCIA HOJE, MAIS NEGÓCIOS AMANHÃ

INDICADORES DE VALOR: A BASE DA ESTRATÉGIA

O Bureau Veritas está aproveitando o sucesso do plano estratégico anterior e conta com os principais fundamentos do mercado de TIC, que oferecem fortes perspectivas de crescimento. Este roteiro é baseado em 3 drivers de valor:

  • Avançar: o Bureau Veritas visa maximizar o valor dos seus ativos, recursos e locais, acelerando a padronização e replicando a oferta de serviços existente. A caminhada de transformação continuará para uma organização ainda mais orientada para o mercado, capitalizando os investimentos significativos realizados nos últimos 6 anos, tanto interna quanto externamente. O que impulsionará o crescimento orgânico.
  • Expandir: O Bureau Veritas concentrar-se-á principalmente na sustentabilidade e na transição energética, que representam grandes oportunidades de crescimento. O Grupo aproveitará ao máximo estas oportunidades de crescimento transversal que surgirão com as mudanças macroeconómicas e sociais (5G, nova mobilidade, etc.). Isto será alcançado através de uma maior penetração em mercados emergentes e de alto valor e pela captura de oportunidades de crescimento orgânico e externo.
  • Liderar: O Bureau Veritas investirá em negócios com potencial para se tornar parte do negócio principal de TIC no futuro. O Grupo aproveitará ao máximo as mudanças tecnológicas para estar bem posicionado nos principais tópicos de tendências, como conectividade, rastreabilidade e segurança cibernética. Assim como Expandir, Liderar envolve crescimento orgânico e externo.


FACILITADORES: AS ALAVANCAS-CHAVE PARA EXECUTAR A ESTRATÉGIA BV

A execução da estratégia do Bureau Veritas de 2025 é apoiada por 3 facilitadores:

  • Pessoas e cultura da empresa: o sucesso do Bureau Veritas advém da sua capacidade de prestar um serviço diferenciador aos seus clientes e da sua capacidade de inovar e crescer de forma sustentável, dependendo, em grande medida, do seu capital humano. Como o Bureau Veritas atrai os melhores talentos e retém os seus profissionais, como desenvolve as próximas gerações e como, em última análise, constrói a cultura corporativa de toda a organização é fundamental para as metas estratégicas de 2025.
  • Organização e Governança: Há 200 anos, o Bureau Veritas ajuda os clientes a melhorar as suas práticas relacionadas à saúde, segurança, qualidade, proteção social e ambiental. O Grupo tem de ser exemplar. Essa é a convicção e o compromisso do Bureau Veritas, com os clientes, acionistas, com a sociedade e consigo mesmo. A meta para 2025 é liderar o setor de TIC em ESG (critérios ambientais, sociais e de governança);
  • Inovação e digital: A inovação e o desenvolvimento digital são os principais facilitadores para acelerar a execução da Direção Estratégica do BV 2025. De forma que possamos antecipar as necessidades dos nossos clientes, ajudá-los a garantir uma maior eficiência dos seus ativos, sistemas e produtos e acompanhá-los na sua própria transformação digital.
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Indicadores BV 2025

 

FOMENTAR AS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO

O Bureau Veritas consolidou todas as prioridades estratégicas em 5 grandes temas. Todas estas áreas de investimento foram construídas com base nas capacidades e experiência de longa data do BV e estão totalmente alinhadas com as megatendências:

  • Soluções de Ciclo de Vida de Ativos, que orientam as atividades de gestão ao longo do ciclo de vida de um ativo;
  • Assegurar a Sustentabilidade, dando credibilidade às estratégias de sustentabilidade dos nossos clientes;
  • Avaliação da conformidade da transição energética, acompanhando os nossos clientes nas suas estratégias de transição energética;
  • Tecnologia e venda online, ajudando os clientes com os seus requisitos de conformidade, desempenho ou segurança; Conformidade de segurança cibernética, que será uma parte relevante do nosso portfólio no futuro;
  • Conformidade de segurança cibernética, que será uma parte relevante do nosso portfólio no futuro.


OBJETIVOS E PREMISSAS FINANCEIRAS PARA 2025

Como parte da sua estratégia, o Grupo estabeleceu um novo objetivo financeiro de médio prazo:

OBJETIVOs 2025
CRESCIMENTO Crescimento orgânico melhorado e resistente: um só dígito
MARGEM Sem compromisso de margem: acima de 16%1
EFETIVO Forte conversão do efetivo2 : acima de 90%

O uso do fluxo de caixa livre gerado pelas nossas operações será balanceado entre investimentos (Capex), fusões e aquisições (M&A) e retorno aos acionistas (dividendos):

PREMISSAS 2025
CAPEX Entre 2.5% e 3.0% das receitas do Grupo
M&A Estratégia de fusão M&A disciplinada e seletiva
DIVIDENDOS Pagamento de cerca de 50% do lucro líquido


DESAFIOS DE SUSTENTABILIDADE 2025

Além do desempenho financeiro, o Bureau Veritas continua comprometido com a sua solidez financeira.

O Grupo apresentou a sua estratégia de responsabilidade social e ambiental até 2025. Essa estratégia, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS da ONU), visa “Construir um Mundo Melhor”. Baseia-se em três eixos estratégicos: "Construir um Ambiente de Trabalho Melhor", "Construir um Ambiente Melhor" e "Construir Melhores Práticas de Negócio"; e três pilares da sustentabilidade ESG: “Capital Social e Humano”, “Capital Ambiental” e “Governança”.

O Bureau Veritas acompanhará e relatará anualmente o seu desempenho de RSC através de 18 indicadores-chave de desempenho selecionados. Além disso, o Grupo está comprometido em alcançar cinco indicadores-chave de desempenho até 2025.

  ods das nações unidas objetivos 2025
CAPITAL SOCIAL E HUMANO    
Taxa total de Acidentes (TAR)3                                #3                0,26
Proporção de mulheres em postos de responsabilidade4                                #5                35%
Número de horas de formação por colaborador ao ano                                #8                35
CAPITAL AMBIENTAL    
Emissões de CO2  por colaborador (toneladas por ano)5                               #13                 2
GOVERNANÇA    
Proporção de horas /colaborador en formação no Código de Ética                              #16                 99%

 


1 Margem operacional ajustada à taxa de câmbio constante.
2 Caixa líquida gerada pelas atividades operacionais antes do imposto às sociedades / Lucro operacional ajustado, em média ao longo do período.
3 TAR: Taxa Total de Acidentes (número de acidentes com e sem afastamento x 200.000 / número de horas trabalhadas).
4 Proporção de mulheres da Comissão Executiva para o Escalão II (grau interno correspondente a um cargo de gestão ou gestão executiva) no Grupo (número de mulheres equivalentes a tempo inteiro em cargo de liderança / número total de equivalentes a tempo inteiro em posições de liderança).
5 Emissões de gases de efeito estufa de escritórios e laboratórios, toneladas de CO2 equivalente por colaborador e por ano para os Âmbitos 1, 2 e 3 (emissões relacionadas a viagens de negócios).

Download da apresentação (Em INGLÊS)