CCUS_whitepaper

TECNOLOGIA CCUS: WHITE PAPER DO BV JÁ ESTÁ DISPONÍVEL

Jan. 19 2024

O White Paper do Bureau Veritas, "CCUS and the path to Net Zero", já está disponível para download. O documento descreve o potencial da tecnologia de Captura, Utilização e Armazenamento de Carbono (CCUS) e explora os seus desafios, particularmente no que respeita à segurança e ao impacto ambiental.

Dado que estão a ser feitos esforços a nível mundial para reduzir as emissões de CO2 - um dos principais contribuintes para o aquecimento global - a tecnologia CCUS tem um papel fundamental a desempenhar no cumprimento dos objectivos de emissões líquidas nulas. De acordo com o plano Net Zero by 2050 da Agência Internacional de Energia, a CCUS é a tecnologia que terá maior impacto na redução das emissões. Estima-se que a CCUS será responsável por 55% das reduções até 2050.

A tecnologia CCUS captura as emissões, mantém-nas fora da atmosfera e sequestra-as em segurança a longo prazo, ou possivelmente para utilização futura. No entanto, esta solução de ponta apresenta desafios inerentes à natureza técnica específica das operações e ao longo período de tempo em que o CO2 deve ser sequestrado nos reservatórios. A captura e sequestro seguro de CO2 requer tecnologias especializadas e escaláveis que se adaptem às necessidades dos operadores de todas as indústrias. Além disso, é necessário que existam salvaguardas ambientais associadas a uma monitorização regular para garantir a confiança na quantidade de carbono capturado e injetado num poço para um sequestro de carbono sustentável a longo prazo.

O Bureau Veritas apoia as empresas em toda a cadeia de valor do carbono graças às suas soluções completas. A montante, a experiência do Grupo permite que os projectos CCUS decorram sem problemas e de forma optimizada. Na fase de transporte, a abordagem modular do BV garante a conformidade com a legislação aplicável e os requisitos específicos do projeto, incluindo a avaliação dos locais de injeção. Entretanto, os operadores a jusante que necessitem de assistência na localização e certificação de reservatórios de armazenamento a longo prazo podem contar com o quadro baseado na certificação do Bureau Veritas. Este abrange todas as fases necessárias, desde a avaliação da viabilidade com a Aprovação em Princípio, à certificação do projeto com a avaliação do local, à avaliação e monitorização do projeto e, finalmente, à certificação pós-encerramento.