FORTE INÍCIO DE ANO; PERSPECTIVA PARA 2024 CONFIRMADA

Abr. 29 2024

PRINCIPAIS NÚMEROS DO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024¹

• Receita de 1,4 bilhões de euros no primeiro trimestre de 2024, um aumento de 2,5% em relação ao ano anterior e crescimento orgânico de 8,0%;

• Forte crescimento orgânico da Indústria (16,3%), Certificação (13,7%), Marítima e Offshore (13,6%), comparado ao primeiro trimestre de 2023; crescimento de 6,1% para Serviços de Produtos de Consumo, 3,6% para Edificações e Infraestrutura e 3,2% para Agroalimentar e Commodities;

• O efeito foi positivo em 0,1%, refletindo aquisições complementares compensadas por uma pequena alienação;

• O impato de cambio foi negativo em 5,6%, principalmente devido à desvalorização de algumas moedas de países emergentes em relação ao euro.

DESTAQUES DO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024

• A nova estratégia LEAP | 28, anunciada em 20 de março de 2024, proporciona uma mudança significativa no crescimento e desempenho, construída em torno de três pilares: portfólio focado, execução orientada ao desempenho e modelo evoluído de pessoas;
  • Forte crescimento em todas as regiões (Américas, Oriente Médio, África, Ásia-Pacífico e Europa), superando muitos mercados subjacentes;
  • Tendência de crescimento mantida para os serviços de sustentabilidade – tanto serviços de transição quanto Objetos Verdes - em todo o portfólio;
  • Seguindo com a estratégia LEAP | 28, a linha de negócios de Serviços de Produtos de Consumo completou a aquisição de três empresas complementares no sul e nordeste da Ásia, expandindo o portfólio do Grupo para novos setores e diversificando sua cobertura geográfica, adicionando uma receita anualizada de cerca de 20 milhões de euros
  • Para executar o programa de re-compra de ações anunciado em março no Dia dos Mercados de Capitais, foi concluída em 5 de abril de 2024 a aquisição de cerca de 0,8% das próprias ações do Grupo sob o posicionamento da Wendel;
  • Atribuição da primeira classificação de crédito de longo prazo do Bureau Veritas com uma classificação A3 pela Moody’s, com perspectiva estável, que reflete a forte estrutura financeira do Grupo e vantagem competitiva;
  • Novo reconhecimento do compromisso com o CSR do Bureau Veritas por várias agências de classificação não financeiras, incluindo uma classificação em primeiro lugar na Sustainalytics. O Bureau Veritas também se junta ao Pacto Global da ONU.

PERSPECTIVA PARA 2024 CONFIRMADA

• Aproveitando um pipeline de vendas saudável e crescente, alta demanda do cliente por serviços da nova economia e forte crescimento de mercado subjacente, o Bureau Veritas espera entregar para todo o ano de 2024:
  • Crescimento orgânico da receita em um dígito médio a alto;
  • Melhoria na margem operacional ajustada a taxas de câmbio constantes;
  • Forte fluxo de caixa, com uma conversão de caixa² acima de 90%.

O Grupo espera um crescimento orgânico da receita no segundo semestre superior ao primeiro, dado comparativos mais fortes no segundo trimestre.

Hinda Gharbi, Directora Executiva, comentou:
"No primeiro trimestre do ano, lançámos a nossa estratégia LEAP I 28 tanto internamente como aos nossos investidores. O nosso compromisso com o crescimento orgânico sustentável, com a gestão ativa da carteira através de fusões e aquisições e com a melhoria anual das margens está em consonância com a nossa ambição de proporcionar retornos de dois dígitos aos accionistas.

Iniciámos a execução da nossa estratégia e o Bureau Veritas manteve a sua trajetória de crescimento com um amplo crescimento orgânico de 8,0% apoiado por fortes tendências de mercado no primeiro trimestre de 2024.

Além disso, tenho o prazer de anunciar a primeira classificação de crédito de longo prazo do Bureau Veritas. A decisão da Moody's de atribuir uma notação A3, com perspetiva estável, confirma a nossa forte estrutura financeira, uma posição de liderança no mercado e um modelo de negócio sólido.

Olhando para o futuro, confirmamos a nossa perspetiva para 2024".