fullyearresults2022_v1

FORTE DESEMPENHO OPERACIONAL E FINANCEIRO ENTREGUE EM 2022; SÓLIDAS PERSPECTIVAS PARA 2023

Fev. 23 2023

Números-chave2022

• Receitas de 5.650,6 milhões de euros para o ano completo de 2022, mais 7,8% organicamente (incluindo 9,3% no quarto trimestre) e mais 13,4% numa base reportada
  • Resultado operacional ajustado de 902,1 milhões de euros, mais 12,5% contra 801,8 milhões de euros em 2021, representando uma margem operacional ajustada de 16,0%, e mais c,10 pontos base excluindo o impacto do encerramento da China
  • Lucro operacional de 799,3 milhões de euros, mais 11,2% contra 718,8 milhões de euros em 2021
  • Lucro líquido atribuível de 466,7 milhões de euros, mais 10,9% contra 420,9 milhões de euros em 2021
  • Resultado líquido ajustado de 533,9 milhões de euros (1,18 euros por acção), mais 11,0% contra 480,8 milhões de euros em 2021
  • Fluxo de caixa livre de 657,0 milhões de euros (11,6% das receitas do Grupo), 9,0% superior ao ano anterior, liderado pela continuação da política disciplinada de capex (2,2% das receitas do Grupo), e uma necessidade de capital de exploração bem controlada (6,0% das receitas do Grupo), apesar do forte crescimento da linha de produção no quarto trimestre
  • Rácio dívida líquida corrigida/EBITDA2 reduzido para 0,97x em 31 de Dezembro de 2022 contra 1,10x no ano passado
  • Dividendo proposto de 0,77 euros por ação3 , um aumento de 45,3% em relação ao ano anterior, a pagar em dinheiro

2022 HIGHLIGHTS

• Carteira diversificada impulsiona a entrega de 7,8% de crescimento orgânico das receitas no ano em todas as geografias, apesar das perturbações relacionadas com a Covid-19 na China e das consequências da guerra na Ucrânia
  • Manutenção da dinâmica para a Sustentabilidade e soluções relacionadas com a ESG em toda a carteira, representando 55% das vendas do Grupo através da Linha Verde de serviços e soluções da BV
  • Forte conversão de dinheiro4 a 93% acima da meta de 90% estabelecida
  • Reforço do balanço do Grupo e posterior desalavancagem; 100% da dívida a taxa fixa
  • Aumento do rácio de pagamentos para cerca de 65% proposto pelo Conselho de Administração (de 50%) para reflectir a forte posição financeira da empresa. No futuro, o Grupo espera manter um dividendo de cerca de 65% do seu lucro líquido ajustado.
  • Aquisição de quatro empresas em áreas estratégicas (Serviços de Produtos de Consumo, Edifícios e Infra-estruturas e Garantia de Sustentabilidade) para um total de receitas anuais de c. 74 milhões de euros
  • Bons progressos em direcção às ambições e compromissos da RSE de 2025 reconhecidos por várias classificações não financeiras

2023 OUTLOOK

Com base num canal de vendas saudável e nas significativas oportunidades de crescimento relacionadas com a Sustentabilidade, e tendo em conta as actuais macro incertezas, o Bureau Veritas espera que o ano 2023 seja um ano cheio de resultados:

• Crescimento das receitas orgânicas de meio dígito único;
  • Uma margem de exploração estável e ajustada;
  • Um forte fluxo de caixa, com uma conversão de caixa4 a cima de 90%.

Didier Michaud-Daniel, Chefe do Executivo, comentou:
"Os resultados do ano inteiro do Grupo demonstram a força da nossa carteira de negócios diversificada e a nossa pegada geográfica. Conseguimos um crescimento de receitas orgânicas muito sólido de 7,8%, protegemos a nossa margem e continuámos a desalavancar a empresa, apesar das consequências da guerra na Ucrânia e das perturbações relacionadas com a Covid-19 na China. O Grupo tem uma estrutura financeira forte e sólida. O seu modelo comprovado assegura uma forte capacidade de crescimento e de devolução de dinheiro aos accionistas. O aumento dos dividendos proposto pelo Conselho de Administração ilustra a confiança nas perspectivas do Grupo.
Por ser mais resiliente, mais diversificado e mais digital, o Bureau Veritas está bem posicionado para continuar a liderar o sector TIC - especialmente em termos de ESG. Estou orgulhoso do trabalho realizado com todas as nossas partes interessadas, e muito optimista em relação ao futuro do Grupo. Hinda Gharbi tem as qualidades de liderança e a visão necessárias para ser muito bem sucedida em levar a BV ao próximo nível. Gostaria de prestar uma homenagem a todos os nossos funcionários nos 140 países onde operamos que demonstraram um forte empenho, agilidade e trabalho árduo para realizar este desempenho notável".

Hinda Gharbi, Vice-Directora Executiva, acrescentou:
"Também eu reitero as minhas felicitações aos nossos colegas a nível mundial pelas suas contribuições para os nossos fortes resultados, tanto operacionais como financeiros, e por trabalharem diligentemente em prol dos nossos objectivos do ESG e por continuarem a ganhar a confiança dos nossos clientes. É com grande ambição e expectativa que anseio por moldar o futuro do Bureau Veritas.
Com base numa carteira sólida, e num historial de execução fiável e gestão resiliente, queremos ser o parceiro preferido dos nossos clientes, uma vez que estes abordam imperativos de sustentabilidade, conformidade regulamentar e excelência nos seus sectores.
Para responder a estes imperativos, continuaremos a desenvolver e a potenciar a diversidade dos nossos conhecimentos, competências e pensamento para moldar a nossa carteira com a sustentabilidade no seu núcleo. Mais importante ainda, a inovação e o digital estarão no centro da forma como criaremos novos valores para os nossos clientes, empregados e accionistas".

____________________________________________________________________________________________________________________

1 Os indicadores de desempenho alternativos são apresentados, definidos e conciliados com as IFRS nos apêndices 6 e 7 do presente comunicado de imprensa.
2 Rácio da dívida financeira líquida ajustada dividida pelo EBITDA consolidado (lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e provisões), ajustado para quaisquer entidades adquiridas ao longo dos últimos 12 meses.
3 Dividendo proposto, sujeito à aprovação da Assembleia de Accionistas a 22 de Junho de 2023.
4 Cash líquido gerado pelas actividades operacionais/Resultado Operacional Ajustado.

Bureau Veritas Full Year 2022 Results