Hidrogénio Renovável

BV lança Certificação dedicada ao Hidrogénio Renovável

Jan. 17 2023

Apoiar a indústria para assegurar que o hidrogénio é produzido sob práticas seguras e sustentáveis, e a partir de fontes de energia renováveis.

O Bureau Veritas desenvolveu uma estrutura de certificação holístico para o hidrogénio renovável, apoiando assim o crescente setor das energias renováveis e acelerando a transição energética.

No contexto da transição energética, o cumprimento e a garantia de produção, armazenamento e distribuição de nova energia sustentável são desafios únicos. Esta estrutura de certificação é o resultado de exigências tanto dos produtores de hidrogénio como dos não produtores, no sentido de normas abrangentes adaptadas ao mercado global de hidrogénio em rápida expansão. Proporciona transparência para fomentar o investimento na produção e comercialização de hidrogénio, abrindo o caminho para alcançar um consenso global relativamente às normas de hidrogénio e ao seu cumprimento.

Joerg Gmeinbauer, Vice-Presidente Global da Power & Utilities do Bureau Veritas, afirmou:
"Os players da energia anunciaram planos para centrais de hidrogénio renováveis que produzirão energia na gama dos gigawatts. Muitos destes projectos terão de demonstrar transparência e mostrar credibilidade para assegurar o financiamento inicial necessário para iniciar a construção de instalações. Ao mesmo tempo, os futuros operadores de instalações de hidrogénio querem garantir que serão capazes de satisfazer as suas expectativas relacionadas com ESG, Segurança e emissões de GEE. Com o lançamento deste esquema de certificação, o Bureau Veritas providenciará uma ponte, trazendo transparência em ambos os sentidos a todas as partes interessadas".

Uma estrutura de certificação que beneficiará os promotores de plantas e os responsáveis pela produção de hidrogénio
O sistema de certificação de hidrogénio renovável do Bureau Veritas apoiará as capacidades de produção de hidrogénio renovável, que é derivado da electrólise da água utilizando electricidade de energia renovável. Também permite aos promotores desses ativos provar a sua capacidade de bancarrota dos projetos aos compradores e investidores, a fim de obterem financiamento na fase inicial de concepção. O Bureau Veritas realizará uma avaliação do ativo de produção de hidrogénio renovável em relação aos critérios do ESG, aos processos de segurança e às emissões de gases com efeito de estufa. Avaliará também a energia renovável que é utilizada para alimentar o eletrolisador. Será emitido um certificado, se todos os requisitos tiverem sido cumpridos.

Uma vez o ativo em funcionamento, o Bureau Veritas realizará uma auditoria de verificação no local "as-built" dos critérios do esquema, resultando num certificado para a instalação operacional de produção de hidrogénio renovável. O âmbito da avaliação abrange a produção de hidrogénio através de electrólise, incluindo o armazenamento de hidrogénio no local. Abrange também a segurança do processo e do trabalho, e define requisitos de sustentabilidade abrangentes, tais como impatos ambientais e abastecimento de água. O cálculo da pegada de carbono baseia-se numa metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida que inclui as emissões a montante derivadas das origens do processo de dessalinização da electricidade e da água que está a ser utilizado.

Um rótulo para garantir que o hidrogénio é produzido sob práticas seguras e sustentáveis, e a partir de energias renováveis
A etapa final será a emissão do rótulo após verificação da quantidade de hidrogénio produzida pelo bem certificado. O rótulo estipula que o bem deve ter uma pegada de carbono inferior a 2 kg de CO2 equivalente por quilograma de hidrogénio. A verificação trimestral da produção de hidrogénio e da entrada de electricidade renovável será necessária para manter o rótulo.

O Bureau Veritas é um player-chave na indústria energética, presente em todas as fases da cadeia de produção de energia renovável e alternativa. Este esquema de certificação está de acordo com o compromisso do Bureau Veritas, através da sua green line BV, de fornecer serviços e soluções que aceleram a transição energética, e que se dedicam à sustentabilidade, nomeadamente nos recursos e na produção. O Bureau Veritas planeia expandir o programa mais tarde, em 2023, para incluir o amoníaco verde e o hidrogénio com baixo teor de carbono. Ao desenvolver competências abrangentes em toda a cadeia de valor do hidrogénio, o Bureau Veritas está pronto a apoiar globalmente a descarbonização de todos os sectores, em benefício das pessoas e do planeta.