metano

BUREAU VERITAS APOIA INICIATIVA QUE VISA ATINGIR ZERO EMISSÕES DE METANO

Maio. 30 2023

O Bureau Veritas junta-se a mais de 80 empresas, incluindo grandes produtores de petróleo e gás, empresas de serviços e consultoras líderes mundiais, no compromisso de atingir zero emissões de metano nas operações de petróleo e gás até 2030.

A redução das emissões de metano da produção de petróleo e gás é uma das formas mais rápidas de ajudar a alcançar os objetivos do Acordo de Paris. É uma prioridade máxima para a Iniciativa Climática de Petróleo e Gás (OGCI), que lançou a iniciativa Aiming for Zero Methane Emissions no ano passado.

Através da linha de serviços e soluções de sustentabilidade BV Green Line, o Bureau Veritas ajuda as organizações a avaliar a sua pegada de carbono, a identificar os pontos críticos de emissões e a desenvolver um roteiro Net Zero com ações claras para reduzir as emissões. É neste contexto que o Grupo se comprometeu com a iniciativa global.

A OGCI é uma organização liderada por diretores executivos que reúne 12 das maiores empresas de energia do mundo para liderar a resposta da indústria do petróleo e do gás às alterações climáticas. O grupo tem como objetivo acelerar a ação coletiva para um futuro de emissões líquidas nulas, em conformidade com o Acordo de Paris.

A Aiming for Zero complementa uma série de outras iniciativas multi-stakeholder para reduzir as emissões de metano, incluindo os Princípios Orientadores do Metano, a Oil & Gas Methane Partnership 2.0 e a Global Methane Alliance.

Bjorn Otto Sverdrup, Presidente do Comité Executivo da OGCI, afirmou: "Estou muito satisfeito com o facto de o Bureau Veritas ter aderido à iniciativa "Aiming for Zero Methane Emissions". O compromisso do BV ajudará a fortalecer a iniciativa e envia um sinal claro de que o momento para a mudança é agora. O BV, com os seus mais de 82.000 funcionários, é líder mundial em testes, inspeção e certificação e estou convencido de que pode desempenhar um papel fundamental no esforço de toda a indústria para reduzir as emissões de metano".

Como apoiante da iniciativa "Aiming for Zero Methane Emissions", o Bureau Veritas ajudará os intervenientes do sector a implementar e avaliar programas de melhoria. Também podemos verificar as suas informações, permitindo que as empresas comuniquem de forma transparente o seu progresso em direcção ao NET ZERO.

Andrea di Lillo, director de Desenvolvimento de Negócios da linha de negócios Oil & Gas do Bureau Veritas, acrescentou: "Atingir emissões líquidas zero é um poderoso motor para acelerar a transição energética. Reconhecemos que a eliminação das emissões de metano do setor do petróleo e do gás a montante representa uma das melhores oportunidades a curto prazo para contribuir para a atenuação das alterações climáticas. Temos o prazer de nos juntarmos à Oil and Gas Climate Initiative como apoiantes da iniciativa Aiming for Zero Methane Emissions. Com anos de experiência, estamos bem posicionados para ajudar a indústria a aumentar a confiança nos dados, alinhar o investimento com a estratégia e implementar programas de melhoria. Além disso, por meio da verificação de informações, permitimos que os participantes do setor se comuniquem de forma transparente sobre seu progresso em direção ao net zero".

O Bureau Veritas é a primeira empresa de Testes, Inspeção e Certificação (TIC) a apoiar esta iniciativa. Estamos satisfeitos por podermos fornecer orientações independentes a terceiros, com base na nossa experiência no sector da energia e no nosso conhecimento das normas e legislações.

Como uma empresa Business to Business to Society, o Bureau Veritas está empenhado em enfrentar os desafios mais prementes do mundo. Continuaremos a apoiar os nossos clientes nos seus esforços para reduzir a sua pegada de carbono, atingir emissões nulas, implementar uma utilização sustentável dos recursos e gerir a transição energética.